quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Loretta Lux

Loretta Lux é uma fotógrafa e ex pintora alemã, hiperrealista, que através de uma combinação de fotografia, pintura e tratamento digital, produz retratos de crianças  que por um bom tempo foi seu principal e único tema. Apaixonada pela pintura desde cedo, afirma utilizar-se da câmera e dos tratamentos digitais como um artifício para a prática desta, o que se torna característica bastante influente em seus retratos. Alega ter passado da pintura para a fotografia por não ter se dado bem com o seu processo físico, "o que eu gosto tão mais no meu atual processo de trabalho é que posso fazer dúzias de versões de uma imagem e salvar, comparar e retrabalhá-las como quiser. Com a pintura, não se pode retirar camadas e camadas de tinta tão facilmente. Pintura, em comparação, é complicada e bagunçada." (Loretta Lux à uma entrevista para o blog do Paraty em Foco). Definindo-os como retratos imaginários, Loretta trabalha num processo bastante prolixo para cada retrato, produzindo assim um número bem pequeno de fotografias anuais.

Nasceu em 1969, em Dresden, na Alemanha. Em 1990 se formou na Academia de Belas Artes de Munique e, em 2004, estreou na tribuna Yossi Milo, em Nova York. Foi influenciada por pintores do romantismo alemão, como Caspar David Friedrich e Philipp Runge e também pelas obras do pintor italiano Agnolo Bronzino e do espanhol Diego Velázquez.

Neste ano de 2009, foi a principal estrela do V Paraty em Foco - Festival Internacional de Fotografia, que ocorreu no Município de Paraty-RJ entre os dias 23 e 27 de setembro.









Site:

www.lorettalux.de

Nenhum comentário:

Postar um comentário